Mais de 5 mil pessoas privadas de liberdade participarão do ENEM PPL 2023 em SC

  • Foto: ASCOM / SAP -

Número de inscritos no sistema prisional cresce 11% em comparação com o ano anterior

Mais de 5 mil pessoas privadas de liberdade participarão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) em 2023, em Santa Catarina. O número total de inscritos alcança a marca de 5.233, incluindo tanto os reeducandos do sistema prisional quanto os adolescentes sob medida socioeducativa.

No contexto do sistema prisional, que conta com 5.148 inscritos, observa-se um aumento significativo de 11% em relação à edição anterior do exame, indicando um alinhamento com o Plano Estadual de Educação de Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional de Santa Catarina (PEEP-SC). Este plano estabelece uma meta anual de crescimento de 10%, visando atingir um aumento total de 40% na oferta do ENEM ao longo do quadriênio 2021-2024.

Comparando os dados de matrículas no sistema prisional ao longo dos anos, em 2021 foram 3.128 reeducandos inscritos, em 2022 esse número cresceu para 4.642, e agora, em 2023, atingiu a marca de 5.148 matriculados. O Secretário da SAP, Carlos Alves, enfatiza que esses números refletem o esforço do estado em proporcionar oportunidades de ressocialização por meio da educação aos privados de liberdade.

As provas do ENEM PPL estão agendadas para os dias 12 e 13 de dezembro e serão realizadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas. Atendimentos específicos são disponibilizados para participantes com deficiências físicas, intelectuais, visuais ou auditivas, além de gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas.

A Secretária Adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini, ressalta que a oferta dessas oportunidades de ressocialização é o objetivo principal do Governo do Estado. "Estamos sempre em busca de ferramentas de reintegração social no sistema prisional e socioeducativo, pois entendemos que as mudanças acontecem por meio da educação e do trabalho", destaca.

O Governo de Santa Catarina oferece ao longo do ano aulas e materiais de estudo para os reeducandos nas unidades prisionais e socioeducativas, demonstrando um compromisso contínuo com a educação como meio de transformação e reinserção social. Após a divulgação dos resultados, os inscritos têm a oportunidade de participar de programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Celesc conquista 2º lugar no Rodeio Nacional de Eletricistas e conquista 30 medalhas Anterior

Celesc conquista 2º lugar no Rodeio Nacional de Eletricistas e conquista 30 medalhas

Secretaria de Estado retira livros de circulação nas escolas públicas de Santa Catarina Próximo

Secretaria de Estado retira livros de circulação nas escolas públicas de Santa Catarina

Deixe seu comentário