Mais de 5 mil pessoas privadas de liberdade participarão do ENEM PPL 2023 em SC
-
Foto: ASCOM / SAP -
Número de inscritos no sistema prisional cresce 11% em comparação com o ano anterior
Mais de 5 mil pessoas privadas de liberdade participarão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) em 2023, em Santa Catarina. O número total de inscritos alcança a marca de 5.233, incluindo tanto os reeducandos do sistema prisional quanto os adolescentes sob medida socioeducativa.
No contexto do sistema prisional, que conta com 5.148 inscritos, observa-se um aumento significativo de 11% em relação à edição anterior do exame, indicando um alinhamento com o Plano Estadual de Educação de Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional de Santa Catarina (PEEP-SC). Este plano estabelece uma meta anual de crescimento de 10%, visando atingir um aumento total de 40% na oferta do ENEM ao longo do quadriênio 2021-2024.
Comparando os dados de matrículas no sistema prisional ao longo dos anos, em 2021 foram 3.128 reeducandos inscritos, em 2022 esse número cresceu para 4.642, e agora, em 2023, atingiu a marca de 5.148 matriculados. O Secretário da SAP, Carlos Alves, enfatiza que esses números refletem o esforço do estado em proporcionar oportunidades de ressocialização por meio da educação aos privados de liberdade.
As provas do ENEM PPL estão agendadas para os dias 12 e 13 de dezembro e serão realizadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas. Atendimentos específicos são disponibilizados para participantes com deficiências físicas, intelectuais, visuais ou auditivas, além de gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas.
A Secretária Adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini, ressalta que a oferta dessas oportunidades de ressocialização é o objetivo principal do Governo do Estado. "Estamos sempre em busca de ferramentas de reintegração social no sistema prisional e socioeducativo, pois entendemos que as mudanças acontecem por meio da educação e do trabalho", destaca.
O Governo de Santa Catarina oferece ao longo do ano aulas e materiais de estudo para os reeducandos nas unidades prisionais e socioeducativas, demonstrando um compromisso contínuo com a educação como meio de transformação e reinserção social. Após a divulgação dos resultados, os inscritos têm a oportunidade de participar de programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Deixe seu comentário